Navegando Pelo Vicio

25 de janeiro de 2011

Alergia a Esmalte

Olá, leitoras, esse é meu primeiro post como colaborador aqui no vício, bem eu sou enfermeiro e vou falar um pouco dos cuidados que se deve tormar em relação aos cosmeticos em geral, depois de uma crise de alergia da Carol resolvi pesquisar um pouco sobre alergia a esmalte, tirei as informações do site Dicas de Mulher vamos ver um pouco sobre o assunto, que para as meninas antenadas nas cores desses vidrinhos é o principal inimigo.
O esmalte além de deixar nossas unhas bonitas, auxilia no fortalecimento e protege de agressões diárias. Mas o que a maioria das pessoas não sabe, é que ele pode causar alergias. Os principais causadores de reações alérgicas estão presentes na composição dos esmaltes, como o formaldeído, que está presente na resina do esmalte e tem como função dar a aderência e a durabilidade ao produto, o tolueno, que é um solvente da fórmula tradicional de esmaltes e a mica, que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolado.
O nome que se dá a esta alergia é dermatite de contato ou eczema de contato. Os principais sintomas da alergia a esmalte de unha são inchaço nas pálpebras, vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos.

Como posso saber se tenho alergia a esmalte de unha?

Apresentando os sintomas da alergia a esmalte de unha, o ideal é procurar um médico para fazer um teste de contato. Aplica-se uma fita nas costas da paciente contendo 35 substâncias, entre elas o formaldeído e as resinas presentes no esmalte. Após 48 horas a fita é retirada e é feita a primeira avaliação, observando se ocorreu reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde. Uma segunda avaliação é feita após 96 horas. O resultado do teste é positivo quando no local de determinada substância aparece vermelhidão e até mesmo bolhas.

Tratamento

O tratamento para alergia a esmalte de unha ou dermatite de contato é feito através de medicações para controlar as lesões, como em qualquer outra alergia. Pensando nas mulheres que sofrem com esta alergia e não podem usar os esmaltes convencionais, mas querem estar com as unhas sempre bonitas, foram criados os esmaltes hipoalergênicos.
Há algum tempo atrás não era fácil encontrar esmaltes sem as substâncias causadoras de alergias, mas hoje em dia, muitos fabricantes já disponibilizam linhas específicas destes produtos, inclusive lançando versões hipoalergênicas das tendências em cores de esmaltes.

 


BY ANDINHO

12 comentários:

Unhas pintadas e cia disse...

Aiii Deus me livre ter alergia a esmaltes hahahaha
tah tem um monteeeee q da para usar mais os mais legais não =/
Muit bom o post!

Beijoooo
Monique
@mcreiii

Tem sorteio bem simples lá no blog =)

http://unhaspintadasecia.blogspot.com/2011/01/lenco-removedor-de-maquiagem-sorteio.html

Gi disse...

Nem me fale, imagine se eu tivesse alergia?!!? Teria um treco!!! Apesar q hj em dia tem Ludurana né, masss...rs..

bjus!!

www.unhasetudo.blogspot.com

(Ju) Arca do Esmalte disse...

Andinho!
Bem vindo, finalmente!

Adorei o post!
Graças a Deus, comigo tá tudo liberado no quesito esmalte!

BJuu

❤ Verinha - Febre de Esmalte disse...

Oi Andinho...

Ando desconfiada q estou desencadeando um processo alérgico. Tenho sentido muita dor de cabeça, espirro muito, nariz fica entupido e sinto as faces inchadas. Essa semana estarei indo no dermatologista pra fazer alguns teste... espero q não seja nada disso, senão nem sei!!! ¬¬
Hipoalergênicos existem, mas são muito poucos, e com esse show de 'inovações', ficar de fora seria triste!!

beijos...
obrigada pelo post...
amei

Verinha
http://febredeesmalte.blogspot.com

Lilith (Paloma) disse...

Deus me livre das alergias, rsrsrs

O que faria sem o meu vício?

Gente, existe clínica de desintoxicação esmaltística? O.o hauahuahauahu

Bjs

www.diquinhasdalilith.blogspot.com

Loucas por Esmaltes disse...

Andinho!!!!
Arrasou!!!!
Mas tô fora dessa alergia hein?? Quero não!!!
TÔ até aprendendo a usar Removedor...kkkk
BJinhos e não suma hein???

Vanessa Pinto disse...

Andinho!!! ♥

Oi!Bem Vindo!!
eu não tenho alergia!! ainda bem.. seria o meu fim..♥

arrasou no post

http://guriaamaesmalte.blogspot.com/

bjo!♥

Ceiça Frota disse...

Nossa post de utilidade pública! Sou alergica a esmaltes, mas graças a Base tratamento da Dior eu consigo usar qquer um! O problema é que essa base é carinha, mas paciencia!!!
bjs
garimpus.blospot.com

Anônimo disse...

Coluna de utilidade esmaltística!!! Já chegou com um assunto mega importante!! Sempre é bom saber um pouco mais sobre alergia..

Priscila Carvalho disse...

ainda bem que nunca fui muito de ter alergia a nada .. graças a Deus *-*

http://bygarotas.blogspot.com/

Sabrina Perardt disse...

oiii
pelo visto sou a primeira alergica q comenta XD
descubri minha alergia em 2007. Tinha muita coceira(daquelas q se fica quase doida,hihi) nas cuticulas e onde eu encostava a unha pintada eu ficava com uma marca vermelha =/
fui ao dermatologista e tive q fazer esse exame citado no post. primeira coisa q o alegista me falou "vc tera q deixar de pintar as unhas" e eu logo respondi " ah, tem os hipoalergenicos :D"
mas vamos combinar , os hipoalergenicos sao caaros(eu acho pelo menos,hihi) dificeis de achar(pelo menos em floripa) e sao poucas cores =/
aí ano passado eu atras desses benditos hipo, descobri q os da colorama nao tem as substancias causadoras de alergia :D fiquei hiper feliz!imagina! esmaltes sem as substancias por menos de 3 dinheiros *.* e desde entao soh uso colorama :/ babo pelas cores de outras marcas mas nao posso usar.. =/

Sabrina Perardt disse...

nao vi a Ceiça hehehe
sou a segunda :D
vou testar essa base Ceiça