Navegando Pelo Vicio

16 de fevereiro de 2011

Acetona X Removedor

Bem mais um post relacionado a saúde das mãos e pés também por que não, hoje em dia a duvida que paira na cabeça de inúmeras Viciadas (que nem a Carol) é o que usar na hora de remover os esmaltes? Acetona ou Removedor.
No meu primeiro post eu falei que a Carol teve uma misteriosa irritação no anelar com bolhas de água e coceira, a pele ficou espessa e parecia uma crosta ela achou que fosse dos esmaltes quase chorou, mais na verdade foi descoberta uma alergia a determinado Removedor de Esmalte.
Muitas meninas preferem o removedor à acetona por causa da aparência das unhas mais vai ver o que realmente diferencia um do outro e qual é o mais indicado:
Em química, a acetona (também conhecida como dimetilcetona, 2-propanona, propan-2-ona ou simplesmente propanona) com fórmula química CH3(CO)CH3, é um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente. É um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água.
Usos
A acetona é utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes; na extracção de óleos e na fabricação de fármacos. Possui emprego na indústria de explosivos como gelatinizante da pólvora sem fumaça (nitrocelulose) e como produto inicial de sínteses químicas, em especial na indústria farmacêutica.
Um importante uso industrial da acetona envolve a sua reação como o fenol para a fabricação do bisfenol A. O bisfenol A é um importante componente de muitos polímeros tais como policarbonatos, poliuretanos e resinas de epóxi.
A acetona também é usadas extensivamente para o transporte seguro do acetileno. Recipientes contendo materiais porosos são inicialmente preenchidos com acetona seguido pelo acetileno, o qual dissolve-se na acetona. Um litro de acetona pode dissolver cerca de 250 litros de acetileno.
Acetona é freqüentemente o componente primário (ou único) na remoção de esmalte de unha. A acetona é também usada como um removedor de supercola. Ele pode ser usado para polimento e limpeza de resinas de fibra de vidro e epóxi. Ele é um forte solvente para maioria dos plásticos e fibras sintéticas.
Acetona foi usada na manufatura de cordite. Durante Primeira Guerra Mundial um novo processo de produção de acetona através fermentação foi desenvolvido por Chaim Weizmann, para ajudar o esforço de guerra Britânico.
A acetona também é usada como um agente secante, devido à facilidade com que ela combina-se com a água, e então evapora.

Efeitos fisiológicos

Pequenas quantidades de acetona são metabolicamente produzidas no corpo, principalmente da gordura. Nos humanos, engordar aumenta significativamente sua produção endógena (veja cetose). Acetona pode ser elevada em diabetes. Exposição a acetona exógena pode se tornar crônica devido a contaminação da acetona na água, alimentos (por exemplo leite), ou pelo ar (acetona é volátil). Inúmeros casos de envenenamento agudo têm sido descritos. Genericamente falando, a acetona não é um composto muito tóxico; ela pode, entretanto, agredir a mucosa da boca e pode irritar e danificar a pele. Ingestão acidental de grandes quantidades de acetona pode levar a inconsciência e morte.
Os efeitos a longo prazo da exposição a acetona são bem conhecidos de estudos de animais. Danos nos rins, fígado, e nervos, aumento de malformações congénitas, e redução da capacidade de reprodução dos machos (somente) ocorrem em animais expostos a longo prazo. Não se sabe se estes mesmos efeitos seriam exibidos em humanos.
Interessantemente, acetona possui efeitos anticonvulsionantes em modelos animais da epilepsia, na ausência de toxicidade, quando administrada em concentrações milimolar. Foi hipotetizado que a dieta cetogênica (rica em gordura, pobre em carboidratos) usadas clinicamente para controlar a resistência a droga em crianças favorece a elevação acetona no cérebro.
Podemos observa acima algumas informações referentes a química da acetona, no caso do removedor não há neles essa química com por isso não há o ressecamento das unhas e cutículas, não havendo risco mais graves com sua utilização excessiva. Acho que poderemos ver o que é melhor de se usar para remover os tão amados esmaltes NE? Não é só a aparências das unhas que contam, mais a saúde do corpo inteiro. Abraços Até a Próxima. 

BY ANDINHO

2 comentários:

Loucas por Esmaltes disse...

Arrasou!!!!


Beijussssssss

Vanessa Pinto disse...

Adorei! mega explicativo♥

http://guriaamaesmalte.blogspot.com/

bjo